terça-feira, 15 de março de 2011

Uso de softwares educativos no ensino de física moderna

Segundo o professor João Zanetic da USP, podemos dizer que é extremamente necessário que se ensine a física do século XX antes que ela acabe. Assim sabendo que o ensino de física moderna e contemporânea é de vital importância para o entendimento do mundo criado pelo homem contemporâneo, o professor de física da Escola Estadual Abdias Menezes em Vitória da Conquista em conjunto com estudantes de física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia confecionaram simulações computacionais que simulam fenômenos de física moderna. 


Este projeto foi aplicado em turmas do ensino médio da Escola Estadual Abdias Menezes, sendo que dois temas de física moderna foram explorados junto aos alunos. Os conteúdos estudados foram: Dualidade Onda-Partícula e Relatividade.

Com o objetivo de expor o conteúdo de física moderna usando simulações computacionais para promover nos discentes uma motivação pelos conceitos físicos, além de explorar o conteúdo reduzindo o ferramental matemático, a aula de física foi realizada no laboratório de informática da escola.

Os sistemas computacionais apresentam diversos recursos de multimídia, como cores, animação e sons que permitem a apresentação da informação de uma maneira que jamais o professor tradicional poderá fazer mesmo sendo um exímio comunicador. Sendo hoje o uso do computador no processo pedagógico uma realidade e uma conquista da escola, seu emprego não se restringe mais a poucas escolas privilegiadas, pois pode ser encontrado tanto em escolas particulares quanto em instituições das redes pública. E tendo as máquinas um incrível poder de fascinação sobre os alunos; o computador deve ser usado como meio para implementar o que com outros recursos seria difícil obter, com a finalidade de facilitar a aprendizagem individual do conteúdo. 

Dentro do tema Dualidade Onda- Partícula, o foco foi a experiência de Young, (figura ao lado) . Já na Relatividade, o foco foi as conseqüências da relatividade (figura abaixo), como por exemplo, a contração do tempo e a dilatação do espaço.
Este projeto apresentou resultados satisfatórios, visto que 88% dos alunos aprovaram o uso de simulações no auxílio doprocesso de ensino-aprendizagem. 

 
Outro resultado interessante foi que 96% dos discentes julgaram interessante e necessário a exposição de tópicos de física moderna nos conteúdos programados para o ensino médio , com o intuito de relacionar as evidências do cotidiano com a física, que atualmente se encontra em praticamente todo o meio que os cercam. Este número é mais impressionante quando 69% dos discentes que antes da aplicação do software não saberiam relacionar a física moderna com qualquer objeto ou fenômeno do cotidiano agora se mostram curiosos em compreender melhor essa física do século XX.

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