quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Telescópio espacial flagra tempestades ejetando antimatéria para o espaço

Você sabe o que é antimatéria?
      Em física de partículas antimatéria seria uma extensão do conceito de antipartícula da matéria. Antimatéria é compota de antipartículas da mesma forma que matéria normal é composta por partículas. Por exemplo, um anti-elétron (um pósitron ou um elétron com carga positiva) e um antipróton (um próton com carga negativa) poderiam dar forma a um átomo de anti-hidrogênio da mesma maneira que um elétron e um próton dão forma a um átomo normal do hidrogênio da matéria.


      O telescópio espacial Fermi, especializado na observação de raios gama, detectou feixes de antimatéria produzidos acima das tempestades na Terra, um fenômeno nunca visto antes.
      Os cientistas acreditam que as partículas de antimatéria foram formadas em um flash de raios gama terrestre (TGF), uma rápida explosão produzida no interior das tempestades de raios. "Esses sinais são o primeiro indício direto de que as tempestades produzem feixes de partículas de antimatéria," afirma Michael Briggs, da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos.Ele apresentou os resultados das pesquisas com o telescópio da NASA nesta segunda-feira, durante uma entrevista coletiva na reunião da Sociedade Astronômica Americana, em Seattle.

(fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário